Receitas da semana: pratos rápidos e lights para o almoço

Sim, eu continuo de dieta e sem muito tempo para receitas elaboradas. Resultado? Almoço expresso e light:

Peito de frango, purê de abóbora com gengibre e abobrinha refogada:
Tempere o filet de peito de frango com sal e pimenta do reino e frite em um fio de azeite. Não mexa muito nem fure a carne para garantir a maciez. Como sou louca por curry, costumo salpicar um pouquinho depois de selar a carne.

Fatie uma cebola, uma abobrinha italiana e corte um tomate em cubinhos. Refogue a cebola no azeite, acrescente o tomate e por último a abobrinha. Salgue e tampe a panela. Mexa de vez em quando até a abobrinha ficar macia.

Descasque meia abóbora japonesa. Sim, isso é serviço de corno difícil. Para ajudar, deixe a abóbora por dois minutos no micro-ondas (alô, novo acordo ortográfico!) e a casca ficará mais molinha. Refogue com meia cebola e um dente de alho picados. A abóbora vai desmanchando aos poucos. Se precisar vá acrescentando um pouco de água durante o cozimento. Amasse a abóbora e acrescente um pouquinho de gengibre fresco ralado na hora, uma colher rasa de manteiga, sal e leite até dar o ponto de purê.

Sardinha rápida na panela de pressão
Essa eu aprendi com Lurdinha, a moça que cuida da minha vovó diariamente. Coloque cebola e tomate em uma panela de pressão. Refogue com um pouco de azeite. Tempere as sardinhas inteiras e limpas (sem cabeça e barrigada) com alho e sal e coloque sobre a mistura da panela. Feche e espere três minutos até cozinhar. Voilá!

Risoto de cebola, passas brancas e açafrão

Tá, risoto não faz parte do meu cardápio de regime, mas me empolguei com o açafrão que ganhei importado do mercado de especiarias de Dubai (chi-que, meu bem).

temperos1Lindo, ainda nos estigmas! (Ao fundo está a páprica, que veio na mala junto com outros quitutes)

Usei caldo de frango pronto, mas aconselho fazer em casa, se você tiver um tempinho extra. Deixe-o aquecido, já com um punhadinho de açafrão. Em outra panela, refogue meia cebola cortada em tiras em um pouco de azeite. Adicione um copo de arroz arbóreo ou carnaroli e frite até aquecê-lo bem. Acrescente uma taça de vinho branco e deixe evaporar. Coloque as passas brancas á colocando o caldo aos poucos, mexendo sempre. Se precisar, coloque água no caldo para render mais. Verifique o sal (cuidado, o caldo já tem sal) e corrija o tempero. Quando o arroz estiver “al dente” desligue o fogo e adicione uma colher de sobremesa rasa de manteiga. Polvilhe queijo ralado – se tiver um parmesão ralado na hora, melhor!

risotook

Variações para essa receita: cogumelos, damasco seco, alho poró, pêra com gorgonzola, ervilha torta… Use a imaginação e os itens sobrando na geladeira.

About these ads

2 Comentários

Arquivado em Light / Diet, Receitas

2 Respostas para “Receitas da semana: pratos rápidos e lights para o almoço

  1. Comidinhas saborosas, nem parecem light…
    Para descascar abóbora japonesa, corte em fatias ou pedaços grossos/grandes, e descasco “contra” a tábua, evitando qualquer acidente.
    bjo

  2. Nossa Realmente esse receita e boa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s